Há vários anos atendendo em clínica médica, observo o quanto os pensamentos, crenças e padrões mentais criam realmente as doenças no nível físico. Além de psicóloga, tenho formação em homeopatia, tendo feito um curso de 4 anos sob um ponto de vista totalmente diferente, com foco em duas abordagens principais: a psicossomática [ciência interdisciplinar que integra especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo] e a espiritualidade [onde as doenças se formam, qual o papel da consciência no processo da doença].
Não se pode compreender o ser humano senão de forma integral. Hoje já é totalmente difundido que a doença caracteriza a falta do perfeito equilíbrio e da unidade plena do espírito e que o sintoma físico é a sua expressão. Tanto a psicologia quanto a medicina estão alcançando o fato de que não existe separação entre mente e corpo. A Psicossomatização, portanto, pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma: físico, emocional, psíquico ou comportamental. Psicossomática é uma reação temporária provocada por um acontecimento muito forte na vida do indivíduo e que o tenha deixado em estado de choque, a ponto do organismo preparar uma resposta orgânica simbólica, ou seja, adoecer. Um estado de choque não tem que ser necessariamente algo extremamente “grave” do ponto de vista psicológico, por exemplo. Para a nossa criança interior, sempre é grave. Essa resposta significa uma forma inconsciente de autoproteção.” Aqui são formados os padrões e programas negativos que buscamos limpar, as memórias que ficam se repetindo no Unihipili (subconsciente).
Wilhelm Reich (psiquiatra e grande revolucionário da psicologia) afirmou em suas teorias que o soma (relativo ao corpo humano) influencia a psique (alma, espírito), assim como a psique condiciona o soma. Entre outras coisas: a energia biológica governa tanto o psíquico quanto o somático. Há uma unidade fundamental.
O Dr. Deepak Chopra, famoso cardiologista que ensina seus pacientes a meditar, diz que: “Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles.”
Louise Hay afirma categoricamente que “criamos as ‘doenças’ do nosso corpo. Ele, como tudo o mais na vida, é um reflexo dos nossos pensamentos e crenças interiores. O corpo está sempre falando conosco, só precisamos parar para ouvi-lo. Cada célula sua reage a cada pensamento que você tem e a cada palavra que fala.”
Eis alguns significados de doenças que ela cita em seu livro ‘Você Pode Curar Sua Vida’. Lembro que são inúmeras as possibilidades e decifrar um sintoma, abaixo estão apenas algumas delas:
Dores de cabeça – resultam da falta de autovalorização. Na próxima vez em que você tiver uma dor de cabeça, pergunte-se em que acha que errou. Perdoe-se, deixe o erro ir e a dor de cabeça se dissolverá do nada, que é de onde ela veio. Enxaquecas são criadas por pessoas que querem ser perfeitas e criam muita pressão em torno de si. Há muito de raiva reprimida envolvida.
Estômago – o estômago digere todas as novas ideias e experiências que temos. O que seu estômago aceita e não aceita? O que lhe dá um nó no estômago? Quando temos perturbações no estômago, geralmente significa que não sabemos como assimilar a nova experiência. Sentimos medo dela.
Joelhos – como o pescoço, têm a ver com a flexibilidade e expressam o orgulho, o EGO e a teimosia. Muitas vezes, ao irmos em frente, ficamos com medo de sermos obrigados a nos dobrar. Desejamos mudar, mas não queremos modificar nossas atitudes. Isso leva à inflexibilidade e causa o enrijecimento das articulações. De todas as nossas juntas, a mais difícil de sarar quando atingida é o joelho, pois nele sempre há o envolvimento do EGO e do orgulho. Na próxima vez em que você tiver um problema no joelho, pergunte-se onde está sendo teimoso, onde está se recusando a dobrar. Abandone essa inflexibilidade. A vida é fluxo, é movimento e, para nos sentirmos bem, temos de ser flexíveis e nos movimentar com ela.
Pele – representa nossa individualidade. Problemas de pele geralmente significam que achamos que nossa individualidade está sendo ameaçada de alguma forma. Sentimos que outros têm poder sobre nós. Um dos modos mais rápidos de curar problemas de pele é se nutrir dizendo mentalmente centenas de vezes por dia: “Eu me aprovo”. Retome o seu próprio poder.
Acidentes – Não são acidentes. Como tudo mais em nossa vida, nós os criamos. Não é que digamos: “Quero sofrer um acidente”, mas o fato é que temos padrões de pensamento que podem atrair acidentes para nós. Há pessoas que parecem ter ‘tendência para acidentes’, enquanto outras passam a vida inteira sem nem mesmo um arranhão. Acidentes são expressões de raiva. Indicam frustrações represadas diante da sensação de não ter a liberdade de falar por si. Eles também indicam rebelião contra a autoridade. Ficamos tão furiosos que queremos atingir alguém e, em vez disso, nós é que somos atingidos. Em certas ocasiões, quando ficamos com raiva de nós mesmos, quando nos sentimos culpados, quando achamos que merecemos castigo, criamos um acidente, que é um modo formidável de lidar com tudo isso. Na aparência, fomos vítimas indefesas do destino, mas um acidente nos permite recebermos compaixão e atenção, termos nossos ferimentos tratados e ficarmos de cama, às vezes por um longo tempo. E mais, ganhamos a dor.
Excesso de peso – representa a necessidade de proteção. Procuramos proteção contra mágoas, desdém, crítica, maus-tratos e questões relacionadas à sexualidade, procuramos proteção por termos medo da vida tanto em geral como num aspecto específico. Em geral, mesmo pessoas que não têm tendência à gordura, quando estão se sentindo inseguras e pouco à vontade, engordam alguns quilos. Quando a “ameaça” desaparece, o excesso de peso vai embora por si. Lutar contra a gordura é perda de tempo e energia. Quando se pára de fazer dietas, o peso sobe de novo. O melhor regime, portanto, é amar-se a aprovar-se, confiando no processo da vida e sentindo-se seguro por conhecer o poder da própria mente. Entre numa dieta que corta todos os pensamentos negativos e seu peso cuidará de si mesmo.
Dor – de qualquer tipo é indicação de culpa. A culpa sempre procura o castigo e o castigo cria a dor. Dores crônicas têm origem em culpas crônicas, às vezes tão profundamente sepultadas que nem temos mais consciência delas. A culpa é uma emoção completamente inútil. Nunca faz alguém se sentir bem nem muda uma situação. Sua “sentença” agora terminou, portanto deixe-se sair da prisão. Perdoar é tão somente abandonar, solar, deixar ir.
Rins – é indicação de que a pessoa está passando por qualquer tipo de crítica, desapontamento ou fracasso. Indica também vergonha. A pessoa está reagindo como uma criança. Problemas nos rins podem indicar medos, de qualquer ordem. Um novo padrão de pensamento pode ser: “A Divina Ação Certa está sempre acontecendo em minha vida. Só o bem vem de cada experiência. É seguro crescer.”
Finalizando, os sintomas podem variar a sua etiologia (o estudo das causas): aspectos cármicos, biológicos ou emocionais, mas conforme vemos, tratar somente do sintoma de qualquer doença, sem considerar o desequilíbrio que o originou, é nada mais nada menos que transferir para mais tarde a solução do problema, no caso aqui a doença no nível do corpo.
Na visão espiritualista, o campo de purificação mais apropriado e de maior possibilidade de ser atendido, é o utilizado pelo espírito – é a Consciência. E é por isso que o Ho’oponopono, bem como as tecnologias utilizadas pela Kabbalah funcionam.
É fato:
Pensamento cria!
Consciência é tudo!
Para mudar a realidade, temos que mudar a nossa consciência!
Sinto muito por todas as memórias que compartilho com a minha família, parentes e ancestrais.
Por favor, Unihipili e Aumakua, me perdoem por todas as memórias que acumulei ao longo do tempo.
Te amo, Unihipili, te amo incondicionalmente.
Agradeço a oportunidade de libertar você e a mim.
Paz do Eu!
Regina Tavares
18 Comments
Adoro ouvir vc
Sou sua fã
Tenho aprendido muito com vc
Gratidão
Bom dia, amo seu trabalho Regina, sou muito grata as informações e conhecimentos que generosamente você passa para o público!
Deus te abençoe grandemente 🙏🏻
Espetacular !!!
Gratidão eterna !!!
Bom dia querida amo seus vídeos sempre estou fazendo a limpeza todo esse assunto me lndentifiquei MT estou no processo MT grande de anciedade agora entende são memórias quartas MT grata por conhece seu canal te amo querida❤️🌹🌻🙏
Muito bom , gostaria que falasse um pouco mais do câncer.
Como é maravilhoso acessar os seus ensinamentos. Gratidão eterna!
Que texto maravilhoso e de grande ajuda para todos Nós no caminho do nosso processo de auto-conhecimento. Parabéns amada Mestra Regina Tavares. Vc é buscadora e uma incansável estudiosa e eu te admiro demais por tudo que É. Você nos inspira, nos incentiva e tudo sempre fica muito melhor com você e c seus ensinamentos. Que Jesus te Abençoe e ilumine sempre seu caminho. Te amo. Agradeço. Agradeço e agradeço. Beijo na sua Alma. Namastê. Shalom.
Gratidão Regina.
Matéria maravilhosa.
NAMASTÊ! SHALOM!
Beijos de Luz em sua alma.
Gratidão Regina, por tudo.
Amei a matéria.
NAMASTÊ! SHALOM!
Me enquadro em todos esses sintomas
Obrigada por essa informação preciosa nesse nome da minha vida. Venho sempre buscando o autoconhecimento e a limpeza das memórias, mesmo assim,sempre precisamos estar conectados e aprendendo. Obrigada Regina, acompanho seu trabalho, estou no telegram. Ainda quero estar nos seminários. Gratidão 🙏😘🎶
Queria pedir à Regina Tavares se será possivel fazer aqui em Portugal o curso de Mulheres despertas l . Não será aqui o sítio mais adequado para fazer esse pedido, mas não sei onde o fazer! GRATIDÃO
Excelente artigo!
Esclarecedor e libertador! Obrigada! 🙏🏻♥️
Excelente.
Acredito na leitura q do.
Pura verdade.
Vou melhorar
Gratidão pelo seu trabalho. Gratidão por me fazer refletir sobre como meus pensamentos me levam a atitudes que podem me trazer benefícios ou malefícios em todos os aspectos, físico, emocional e mental.
Regina, ouvir você, ler o que você escreve é uma das melhores maneiras de expandir minha consciência. Muuuito grata pela sua existência em minha vida.
Gratidão